0.00
Concursos

Mais de 215 mil pessoas devem trabalhar na aplicação das provas do CNU!

Concurso que deve mobilizar mais de 2,1 milhões de candidatos, aplica prova no próximo domingo (5).

Última atualização em 29/04/2024
Compartilhar:

Para garantir segurança e gerar oportunidades. No próximo domingo (5) serão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), modelo inovador de seleção criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Ao todo, cerca de 215 mil colaboradores, o que representa, em média, 10% do total de inscritos no CNU, estarão envolvidos na aplicação das provas em todo o país, em 228 municípios.


E, para garantir a execução segura do concurso, a logística, inspirada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), contará com aplicadores, fiscais de prova, gestores e uma rede de servidores de órgãos de segurança.


Para atender a demanda expressiva de candidatos, foi necessária a contratação de um quantitativo de colaboradores para todo o ciclo, que envolve desde o planejamento até a logística reversa, além de segurança e operacionalidade. Para isso, o Ministério da Gestão contou com o suporte de órgãos como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal. Foi dada especial atenção ao treinamento e qualificação dos trabalhadores que irão compor a equipe de aplicação das provas.


Mais de 3,6 mil locais de prova em todo o Brasil

Foram definidos 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas, sendo 94,6% da população apta a participar com deslocamento de até 100 km. As salas estão distribuídas em 228 municípios, em todos os estados brasileiros. Para manter a segurança e a lisura da prova, foram estabelecidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação. As 1.442 rotas de distribuição foram mapeadas e serão utilizadas para levar a prova aos locais. Em todo o país, serão 4.146 coordenações de aplicação, sendo cerca de 517 participantes do concurso por coordenação.


Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para candidatos que estão fazendo o concurso.


Provas será aplicada em todos os estados do Brasil


A realização do CNU acontecerá em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realização da prova em 228 cidades espalhadas pelo país possibilita a democratização do acesso às vagas do serviço público, pois é mais prático e barato para a população realizar o certame próximo de suas casas.


O objetivo é aumentar a representatividade da força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame, para que isso se reflita na Administração Pública Federal. Os 228 municípios que receberão o Concurso Nacional Unificado estão divididos em todos os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal.


A região Norte contará com 40 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no Amapá, 17 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins. Candidatos do Nordeste poderão realizar a prova em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.


O CNU será aplicado em 30 municípios do Centro-Oeste, sendo 17 em Goiás, quatro em Mato Grosso do Sul, oito em Mato Grosso e um no Distrito Federal. A região Sul contará com 27 cidades: nove no Paraná, dez no Rio Grande do Sul e oito em Santa Catarina. Por fim, a região mais populosa do Brasil, o Sudeste terá 70 municípios de aplicação de provas, com quatro no Espírito Santo, 26 em Minas Gerais, onze no Rio de Janeiro e 27 em São Paulo.



Sobre o Concurso Nacional Unificado 


O objetivo do CNU, idealizado e coordenado pelo Ministério da Gestão, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame. 



A prova do Concurso Nacional será no dia 5 de maio e será aplicada em 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 21 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.



Cronograma para o Concurso Nacional Unificado:


Publicação do Edital: 10/1/2024

Inscrições: ENCERRADAS

Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024

Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024

Aplicação das Provas: 05/05/2024

Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024

Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024

Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024


Foco na reta final da sua preparação!


Falta pouco para o dia da prova para o Concurso Nacional Unificado, e sabia que ainda dá tempo de turbinar a sua preparação para aquele que será o ‘Enem’ dos concursos? Conheça os nossos preparatórios completos para os blocos 4, 7 e 8 do Concurso Nacional Unificado e vamos juntos buscar a sua nomeação!

0

Notícias relacionadas

Concursos

Mais de 54 mil candidatos terão atendimento especial no Concurso Unificado!

Candidatos realizaram solicitação no ato da inscrição, terão atenção diferenciada no dia da prova do CNU.

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

0