Confira o gabarito extraoficial da prova para Técnico do MPU
A prova teórico-objetiva que contemplou o cargo de Técnico do MPU, foi aplicada na tarde neste domingo (4).
Foi aplicada na tarde domingo (4), a prova que contempla a carreira de Técnico do Ministério Público da União (MPU), no edital que traz a oferta de 150 vagas, mais a formação de um cadastro reserva, e conta com iniciais de R$13,9 mil para os aprovados. Nisso, o corpo docente do Ceisc está analisando as questões da prova, e dessa forma anuncia o seu gabarito extraoficial, em construção.
PROVA TIPO 01 - BRANCA
QUESTÃO 01 – O texto 1 tem por tema:
GABARITO: (B) a contribuição do elemento estrangeiro para a variação da paisagem cultural do país.
COMENTÁRIO:A) Incorreta. O texto alude a variações geográficas e culturais e não a diferenças.
B) Correta. O texto indica haver um “enriquecimento” da paisagem cultural no Brasil graças a contribuições de diferentes países ou nacionalidades (lusitana, italiana, alemã, polonesa, japonesa) que tornam a paisagem cultural brasileira mais diversificada.
C) Incorreta. O texto não apresenta juízo de valoração hierárquica das culturas provenientes de diferentes países que compõem a paisagem cultural do Brasil. Logo, não de se admitir a existência de superioridade estrangeira em relação ao elemento nacional.
D) Incorreta. As diferenças culturais e não geográficas no Brasil são manifestadas pelas contribuições de diferentes países que formam a paisagem cultural do país.
E) Incorreta. Embora o texto mencione que a paisagem cultural diversa enriquece a diversidade geográfica, não expõe vantagens desse processo de variação cultural.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 02 – A preposição DE ora é empregada por exigência...
GABARITO: (B) oriundas dos contrastes geográficos.
COMENTÁRIO:a) Incorreta. “Do Brasil” é um adjunto adnominal que não complementa, por tanto, é dispensável, o termo “mapa”. Poderia ser substituído por “brasileiro”.
b) Correta. O adjetivo “oriundo”, quando empregado com sentido de procedência ou origem, exige preposição “de” para introduzir seu complemento, tal como ocorre em “oriundas de contrastes geográficos”.
c) Incorreta. A expressão “da paisagem cultural” funciona como elemento caracterizador de “variação”, sendo um adjunto adnominal e não um complemento que seria empregado por exigência do termo anterior. Seria uma variação paisagística. Importante referir ainda que, de acordo com o dicionário de regência nominal de Celso Luft, há variação de algo EM algo (há variação em gênero e número dos substantivos), o que não ocorre no excerto.
d) Incorreta. A expressão “da base cultural lusitana” funciona como elemento caracterizador de “predominância”, sendo um adjunto adnominal e não um complemento que seria empregado por exigência do termo anterior. Importante referir ainda que, de acordo com o dicionário de regência nominal de Celso Luft, há predominância de algo SOBRE algo, o que não ocorre no excerto.
e) Incorreta. “Do Brasil” é um adjunto adnominal que não complementa, por tanto, é dispensável, o termo “culturas”. Poderia ser substituído por “brasileiras”.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 03 –A última frase do texto 1 - “vêm dando nova coloração”...
GABARITO:(A) “física” e “geográfica” são vistos como termos sinônimos.
COMENTÁRIO:a) Correta. A presença de OU no segmento “física ou geográfica” aponta dois termos diferentes para um mesmo significado, fazendo alusão à geografia física, que estuda paisagens naturais, como relevo, montanha, clima, vegetação.
b) Incorreta. Os termos “social” e “cultural” não apresentam o mesmo significado: Social denota coletividade, sociedade; Culturalreferencia algo associado a práticas culturais ou cultura.
c) Incorreta. Os termos “tanto ... como” não indicam adição e sim de comparação. E a redação da alternativa não explica a quais dois termos há valor de adição, se “física ou geográfica”, ou se “social e cultural”. Mas é possível depreender, considerando os dois grupos de expressões, que o valor de adição está apenas em “social e cultural”.
d) Incorreta. Todos os termos se referem à paisagem, que, no texto, assume sentido amplo, de retrato geográfico e cultural do Brasil.
e) Incorreta. O texto não estabelece comparação entre os elementos geográficos e os socioculturais que tornam diversa a paisagem brasileira.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 04 –A frase em que a palavra “bem” se classifica, quanto ao significado...
GABARITO:(E) As festas no evento foram bem-organizadas.
COMENTÁRIO:“Bem” no contexto da frase é advérbio e significa “de forma adequada, de boa maneira.
a) Incorreta. “Bem” é palavra expletiva.
b) Incorreta. “Bem” é advérbio e significa contrário de “mal”.
c) Incorreta. “Bem” é advérbio e significa contrário de “mal”.
d) Incorreta. “Bem” é substantivo e significa contrário de “algo bom”.
e) “Bem” é advérbio e, na expressão, significa de boa maneira ou adequadamente organizadas.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 05 –No texto 2, a linguagem é vista como:
GABARITO:(A) instrumento de bem pensar.
COMENTÁRIO:a) Correta. A exposição do texto evidencia que a linguagem está a serviço do desenvolvimento e expressão do pensamento de cada indivíduo.
b) Incorreta. O texto não remete a estratégias de convencimento por meio da linguagem.
c) Incorreta. O texto referencia processo de uso e de desenvolvimento da linguagem na infância sem focar o traço de uso da linguagem na idade adulta. Logo, o tema não é linguagem como marca da idade adulta.
d) Incorreta. O texto não faz referência ao mundo do trabalho e sim à forma como a linguagem se desenvolve par expressão de pensamento.
e) Incorreta. O texto não faz referência à linguagem como instrumento de comunicação e sim a meio de expressão e aperfeiçoamento da expressão do pensamento.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 06 –No texto 2 aparecem cinco termos sublinhados...
GABARITO: (E) seu/cérebro.
COMENTÁRIO:a) Incorreta. “Elas” remete a funções essenciais da linguagem.
b) Correta. “LO” remete a nossos pensamentos.
c) Incorreta. “Assim” é elemento de coesão sequencial e não de retomada de expressão, ou seja, não é empregado para retomada de termo tal como é solicitado no enunciado da questão, mas retoma uma oração inteira.
d) “Que” (pronome relativo) remete a raciocínios.
e) “Seu” remete a indivíduo.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 07 –...surge um novo líder de raciocínio, que não só decorre...
GABARITO:(B) se refere a um momento citado anteriormente.
COMENTÁRIO:O termo “agora”, no contexto, faz alusão ao momento posterior ao balbucio ou a um uso de linguagem menos desenvolvida da criança que passa a ter quando for adulta com domínio da língua materna.
a) Incorreta. “Agora” é empregado para diferenciar o tempo presente de um tempo anterior, de não domínio do uso da língua materna; referencia um tempo presente em que a língua materna já está desenvolvida pelo sujeito para expressar seu pensamento e concatená-lo.
b) Correta. “Agora” é empregado para diferenciar o tempo presente de um tempo anterior, de não domínio do uso da língua materna (referenciando antes do segmento destacado), faz referência a um tempo presente em que a língua materna já está desenvolvida pelo sujeito expressar seu pensamento e concatená-lo. Logo, “agora” remete a um momento anterior, que é caracterizado por um uso de língua menos organizado, pautado, por exemplo, em balbucio e expressão fragmentada e difusa.
c) Incorreta. O texto, ao usar “agora”, não está remetendo ao momento de leitura do receptor e sim ao contexto contrastivo do antes, com linguagem menos desenvolvida do indivíduo, com um agora, em que o sujeito demonstra maior capacidade de articulação em linguagem e expressão de pensamento.
d) O termo “agora” faz alusão a um momento de maior domínio da língua materna pelo indivíduo, o que não se associa, no texto, à atividade profissional.
e) Incorreta. Incorreta. O texto, ao usar “agora”, não está remetendo ao momento de produção de texto, como condição social e histórica de sua criação, e sim ao contexto contrastivo do antes, com linguagem menos desenvolvida do indivíduo, com um agora, em que o sujeito demonstra maior capacidade de articulação em linguagem e expressão de pensamento.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 08 – Se se inicia e desenvolve o estudo metódico dos caracteres...
GABARITO: (C) uma analogia entre atividades.
COMENTÁRIO:a) Incorreta. Não há autoridade citada para corroborar uma afirmação.
b) Incorreta. O fragmento não possuir base narrativa com relato de fato e progressão temporal.
c) Correta. Há analogia marcada apelo conetivo “de tal sorte que”, comparando a atividade de pensar que se aperfeiçoa ao trabalho do operário que que domina sua ferramenta.
d) Como o texto tem caráter expositivo, não há uma opinião u julgamento crítico do autor acerca do tema que aborda.
e) Incorreta. Não conhecimento sobre estrutura e funcionamento biológico do cérebro e do pensamento (que seria campo da neurologia e da neurolinguagem) no texto.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 09 –De todo o texto 2 decorre uma necessidade, que é de:
GABARITO: (D) bem ensinar-se a língua materna.
COMENTÁRIO:a) Incorreta. Não há indicação de hierarquia entre expressão verbal e escrita no texto, pois o texto alude ao ensino e aperfeiçoamento da língua materna.
b) A linguagem infantil é apresentada como um passo de desenvolvimento de linguagem e expressão do pensamento, o que será mais maturado na vida adulta.
c) Incorreta. Não há indicação de o foco deva ser o aprendido integral da escrita. O texto alude ao aperfeiçoamento da língua materna
d) Correta. Como o texto indica, mais ao final, que é importante aperfeiçoar o instrumento de expressão de pensamento, que é língua, entende-se que há necessidade de bem ensinar-se a língua materna, posição corroborada pela analogia com o trabalho do operário que também busca dominar e usar com segurança suas ferramentas de trabalho. Logo, destaca-se a importância de uma boa/ensino orientação para o uso da língua.
e) Incorreta. O texto alude à construção do pensamento e sua expressão em linguagem articulada e lógica e não a processos temporais sequenciais, com primeiro o pensar e depois o aprender.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 10 –O segmento textual abaixo em que falta uma vírgula é:
GABARITO: (B) É fácil observar, por exemplo, que é pelo uso da linguagem falando oralmente ao próximo ou mentalmente a nós mesmos, que conseguimos organizar nosso pensamento e torná-lo articulado, concatenado e nítido.
COMENTÁRIO:a) Incorreta. Não há segmentos que justifique, no período, a presença de vírgula, como enumeração, adjunto adverbial deslocado, aposto, vocativo, oração adverbial anteposta à principal, etc.
b) Correta. Há necessidade de uso de vírgula antes de “pelo...”, que é adjunto adverbial deslocado e extenso, o que exige isolamento por ´virgula.
c) Incorreta. Todos os termos que demandam isolamento por vírgulas estão assim marcados (por exemplo/nas crianças/a partir do momento em que/rigorosamente)
d) Incorreta. Não há segmentos que justifique, no período, a presença de vírgula.
e) Incorreta. Não há segmentos que justifique, no período, a presença de vírgula.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 11 –O “importante passo” aludido...
GABARITO: (B) mudança da magia para ciência
COMENTÁRIO:a) Incorreta. Todo o texto alude ao fato de que desde os tempos remotos havia forma de conhecimento, mesmo que empírica.
b) Correta. A descoberta de que as magias não davam certo cedeu espaço para uma busca de conhecimento mais técnico, mais científico e menos empírico.
c) Incorreta. Transformação de trevas para luz não se relaciona diretamente a uma passagem de conhecimento empírico para conhecimento científico. Faz alusão a momentos históricos.
d) Incorreta. Transformação de antiguidade para modernidade não se relaciona diretamente a uma passagem de conhecimento empírico para conhecimento científico. Faz alusão a momentos históricos.
e) Incorreta. A religião é uma forma de conhecimento como também o é a feitiçaria segundo a perspectiva adotada no texto. E o passo importante se refere ao endosso da busca por conhecimento científico.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 12 –Certamente a ciência se iniciou num tempo...
GABARITO:(B) a forma verbal “se iniciou” seria corretamente grafada “iniciou-se”
COMENTÁRIO:a) Incorreta. O advérbio “certamente” é indicativo de precisão de informação, mas não aponta baixo grau de falta de dúvida.
b) Correta. Como não há elemento que obrigue o uso de próclise, a ênclise é opcional.
c) Incorreta. Não há voz passiva pronominal por inexistir sujeito como agente e paciente da ação verbal. O “se” é partícula expletiva.
d) Incorreta. A expressão “num tempo”, com a contração de preposição EM com artigo indefinido UM dá ideia de falta de precisão.
e) Incorreta. O segmento inicial tem caráter opinativo, havendo desdobramento da ideia inicial na sequência do texto.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 13 –Daí não só surgiram os embriões das religiões primitivas...
GABARITO: (D) Os trabalhos foram feitos através de meses
COMENTÁRIO:No contexto do período, a expressão “através de” tem o sentido de “ao logo de”, indicando tempo.
a) Incorreta. No contexto do período, a expressão “através de” tem o sentido de “aquilo que passa de modo transversal à parede.
b) Incorreta. No contexto do período, a expressão “através de” tem o sentido de instrumento, recurso.
c) Incorreta. Incorreta. No contexto do período, a expressão “através de” tem o sentido de “por meio das nuvens”.
d) Correta. Incorreta. No contexto do período, a expressão “através de” tem o sentido de ao longo dos meses, indicando tempo.
e) Incorreta. Incorreta. No contexto do período, a expressão “através de” tem o sentido de “por meio horas de estudo”.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 14 –Segundo o texto 3, a única afirmativa inadequada sobre a magia é:
GABARITO: (A) foi criada para enganar o próximo
COMENTÁRIO:a) Correta. No contexto do texto, magia era usada para recriar ou amenizar fenômenos naturais e não para enganar pessoas.
b) Incorreta. Magia, religião e ciência eram formas de conhecimento.
c) Incorreta. Magia foi superada pelo conhecimento científico quando se notou que ela não dava completamente ou sempre certo sempre como meio de conhecimento seguro.
d) Incorreta. Magia, assim como religião e ciência, era forma de conhecimento e não resultado de perplexidade diante do desconhecido.
e) Incorreta. Magia e religião eram formas de conhecimento e não há analogia entre elas no texto.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 15 –O advérbio “hoje” (texto 4) se refere:
GABARITO:(C) aos tempos da modernidade atual
COMENTÁRIO:a) Incorreta. No texto, “hoje” refere-se ao contexto atual e não ao momento específico em que se discute o tema dos conceitos de analfabeto específico e funcional.
b) Incorreta. O texto não alude ao momento histórico ou individual do analfabeto assim como não alude a alfabeto (como está indicado na alternativa – erro formal do enunciado).
c) Correta. No texto, “hoje” refere-se ao contexto atual e não ao momento específico em que se discute o tema dos conceitos de analfabeto específico e funcional.
d) Incorreta. O texto não alude ao momento de leitura/recepção do texto.
e) Incorreta. O texto não alude ao momento de escrita do texto, envolvendo dados situacionais.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 16 –Hoje considera-se que há dois tipos de analfabetos...
GABARITO: (C) Hoje é considerada a existência de dois tipos de analfabetos
COMENTÁRIO:a) Incorreta. Há erro de flexão do verbo CONSIDERAR embora haja forma de voz passiva sintética e de posição do pronome SE.
b) Incorreta. Não manutenção do tempo e modo verbal na voz passiva apresentada.
c) Correta. Há manutenção do tempo e modo verbal na voz passiva apresentada assim como a locução verbal e o sujeito paciente estão expressos.
d) Incorreta. A locução verbal “é considerada” apresenta erro de flexão do particípio (verbo principal).
e) Incorreta. Não manutenção do tempo e modo verbal na voz passiva apresentada e a locução verbal destoca do advérbio “hoje”, indicando incoerência interna do período.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 17 –Observe a seguinte situação comunicativa:
GABARITO: (B) o receptor da mensagem é a companheira do planista
COMENTÁRIO:a) Incorreta. Piano não tem o poder de produzir texto, não pode atuar como emissor.
b) Correta. O receptor no contexto comunicativo é a companheira que vai assistir à exibição do pianista (ele toca para a sua companheira, pressupondo que os dois estão juntos).
c) Incorreta. O código da mensagem é a língua portuguesa.
d) Incorreta. O canal da mensagem é a linguagem verbal escrita.
e) Incorreta. A mensagem, que é o conteúdo do texto, é elemento de comunicação, mas não está sendo o foco da situação comunicativa apresentada.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 18 –O tipo de mensagem abaixo em que se cruzam as funções...
GABARITO: (E) artigo de crítica teatral
COMENTÁRIO:a) Incorreta. Sinais de trânsito têm objetivo informativo (função referencial) e são canal de informação (função fática)
b) Incorreta. Explicação de um texto tem objetivo informativo (função referencial) e metalinguístico (função metalinguística)
c) Incorreta. Nota fiscal tem objetivo informativo (função referencial) e metalinguístico – uso de termos técnico para explicitação de cobranças/valores (função metalinguística)
d) Incorreta. Relato de cartão de crédito tem objetivo informativo (função referencial) e metalinguístico – uso de termos técnico para explicitação de gastos – entradas e sápidas de valores (função metalinguística)
e) Correta. Artigo de crítica teatral tem objetivo de expor juízo de valor acerca da obra artística (função referencial) e, como a crítica tem olhar pessoal do autor do artigo, a visão do emissões, suas impressões e emoções sobre peça se sobressaem (função emotiva).
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 19 –A frase abaixo em que o adjetivo sublinhado tem seu enriquecimento...
GABARITO: (A) No domínio científico, o cientista quer demonstrar a correção de sua descoberta
COMENTÁRIO:a) Correta. O adjetivo “satisfeito” é intensificado pela expressão iniciada pela preposição COM (ideia de causa).
b) Incorreta. Explicação de um texto tem objetivo informativo (função referencial) e metalinguístico (função metalinguística)
c) Incorreta. Não há preposição no período.
d) Incorreta. Não há preposição no período.
e) Incorreta. Não há preposição no período.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 20 –A frase abaixo em que está inserida no campo dos textos argumentativos é...
GABARITO: (E) No domínio comercial, o negociante procura lucro como se vê nas campanhas publicitárias.
COMENTÁRIO:a) Incorreta. A frase apresenta caráter informativo (dissertação) acerca do objeto do cientista quanto à socialização de seus estudos.
b) Incorreta. A frase apresenta caráter informativo (dissertação) acerca da estratégia adotada por membro de partido político para convencimento de adversário.
c) Incorreta. A frase apresenta caráter informativo (dissertação) acerca do modo de atuação de advogado.
d) Incorreta. A frase apresenta caráter informativo (dissertação) acerca do modo de atuação do pintor.
e) Correta. Há tese com indicação d argumento por exemplificação (como se vê nas campanhas publicitárias).
________________________________________________________________________________QUESTÃO 21 – O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza...
GABARITO:
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 22 – A Lei Complementar (LC) n° 140/2021 trouxe a solução para vários temas...
GABARITO:
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 23 – A criminalização de infrações ambientais foi um importante...
GABARITO:
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 24 –As mudanças climáticas são uma realidade cada vez mais evidente...
GABARITO: B) estabelecer um sistema de gestão e monitoramento...
COMENTÁRIO: A resposta é baseada em uma visão geral dos objetivos, diretrizes e instrumentos da Lei 12.187/2009 (art. 4º, 5º e 6º).
A) errada – “desregulamentação” - a própria Lei é uma regulamentação.
B) certa – art. 4º
C) errada – “centralização” – é nas 3 esferas (art. 4º, V)
D) errada – “tecnologia sem eficiência energética” não faz sentido no contexto da Lei.
E) errada – “sem necessidade de avaliação do impacto ambiental” – art. 6º, XVIII - a avaliação de impactos ambientais sobre o microclima e o macroclima.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 25 – O conceito de desenvolvimento sustentável, conforme apresentado...
GABARITO:C) a integração entre crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental...
COMENTÁRIO: A única alternativa C é a única que adota a ideia de equilíbrio entre as três dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica), sem prejuízo de alguma em relação às outras, e ainda aborda a justiça intergeracional do conceito oriundo do Relatório Brundtland.
QUESTÃO 26 –Segundo a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, qualquer pessoa...
GABARITO: (E) a presença, na petição, do nome, nacionalidade, profissão...
COMENTÁRIO:A – ERRADA. Art. 46.1, alínea C da Convenção
B- ERRADA. Não há essa exigência na Convenção
C- ERRADO. Art. 46.2 da Convenção
D- ERRADO. Art. 46.2 da Convenção
E- CERTO. Art. 46.1, alínea D da Convenção
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 27 –Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu...
GABARITO: (A) um dos esforços previstos no Pacto pela implementação dos ODS da Agenda 2030 no Poder Judiciário e Ministério Público...
COMENTÁRIO:– é o que prevê o Pacto, que busca integrar as 17 ODS à atuação do sistema de justiça no Brasil.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 28 –A igualdade de gênero é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável...
GABARITO:(E) I, II, III e IV.
COMENTÁRIO:todas as definições estão corretas.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 29 – A Lei n° 12.288, de 20 de julho de 2010, institui o Estatuto da Igualdade Racial...
GABARITO: (E) a Lei n° 14.553/2023, que promoveu alterações no Estatuto da Igualdade Racial...
COMENTÁRIO:Art. 39, parágrafo 8º do Estatuto da Igualdade Racial.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 30 –Em 2004, o Decreto n° 5.296 foi promulgado para regulamentar a Lei n° 10.048/2000...
GABARITO: (C) os semáforos para pedestres instalados nas vias públicas...
COMENTÁRIO:Art. 17 do Decreto 5296/2004
QUESTÃO 31 – Após uma discussão entre vizinhos hipossuficientes...
GABARITO: (E) encaminhar os membros da família, com os elementos colhidos, à Defensoria Pública competente.
COMENTÁRIO: A princípio, o conflito não exige a atuação do Ministério Público como parte ou autor da ação penal ou civil. O fato narrado, embora possa configurar ilícito (possivelmente crime de exercício arbitrário das próprias razões ou constrangimento ilegal, ou até um ilícito civil), não justifica de imediato a atuação funcional do Ministério Público Estadual, porque não há interesse público primário ou difuso diretamente envolvido.
Além disso, a atuação da Procuradoria dos Direitos do Cidadão (órgão do MPU) é voltada para questões em que o Estado ou agentes públicos violam direitos constitucionais, o que não ocorre aqui.
O artigo 15, §2º, da LC nº 75/1993, prevê que:
"Sempre que o titular do direito lesado não puder constituir advogado e a ação cabível não incumbir ao Ministério Público, o caso, com os elementos colhidos, será encaminhado à Defensoria Pública competente."
Esse é exatamente o caso da questão:
A família prejudicada é hipossuficiente economicamente (não pode constituir advogado);
O conflito é entre particulares, sem atribuição do MP para agir;
Portanto, o PDC não pode atuar judicialmente nem deve enviar ao MP estadual, pois a ação cabível não cabe ao MP.
O correto, pela própria lei, é encaminhar à Defensoria Pública, que tem a função de representar judicialmente os hipossuficientes em defesa de seus direitos individuais.
(A) arquivar de plano a representação, considerando não possuir atribuição, sem qualquer encaminhamento dos envolvidos;
INCORRETA.
Não é correto arquivar de plano, pois o Procurador tem o dever de encaminhar o caso ao órgão competente, conforme o Art. 15, § 1º.
(B) encaminhar os elementos de informação ao Ministério Público Estadual competente;
INCORRETA.
Não há atribuição do MP estadual no caso, porque se está falando de um direito
(C) ajuizar a medida judicial cabível, para assegurar a efetividade do direito fundamental violado;
INCORRETA.
O Art. 15 veda ao Procurador ajuizar ações para defender direitos individuais lesados.
(D) encaminhar os envolvidos à câmara de conciliação da Procuradoria dos Direitos do Cidadão;
INCORRETA.
Embora a conciliação possa ser um mecanismo útil, a lei não estabelece isso como a primeira medida obrigatória neste caso. O encaminhamento ao MP Estadual é a medida legalmente prevista.
(E) encaminhar os membros da família, com os elementos colhidos, à Defensoria Pública competente
CORRETA.
O encaminhamento à Defensoria Pública ocorre quando o titular do direito lesado não pode constituir advogado e a ação não incumbir ao Ministério Público (Art. 15, § 2º). “Sempre que o titular do direito lesado não puder constituir advogado e a ação cabível não incumbir ao Ministério Público, o caso, com os elementos colhidos, será encaminhado à Defensoria Pública competente.”
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 32 – João e Maria são servidores ocupantes do cargo de provimento efetivo...
GABARITO: (E) apenas João precisou participar de curso de aperfeiçoamento ou de programa de capacitação.
COMENTÁRIO:
João e Maria são servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo no âmbito do Ministério Público da União. Ambos tiveram desenvolvimento em suas respectivas carreiras: João passou do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe subsequente, enquanto Maria passou de um padrão para o seguinte dentro da mesma classe. À luz da sistemática vigente, é correto afirmar que:
(A) João foi removido;
INCORRETA.
Remoção, conforme o art. 9º, da lei 13.316/2016, é a movimentação, a critério do chefe do Ministério Público da União, para ocupação de vagas nas diversas unidades administrativas (...), o que não foi o caso de João
(B) apenas João mudou de cargo;
INCORRETA
Conforme o § 3º, do art. 8º, § 1º, da lei 13.316/2016, a progressão funcional e a promoção não acarretarão mudança de cargo.
(C) Maria obteve promoção funcional;
INCORRETA
Maria, por sua vez, obteve progressão funcional, nos termos do art. 8º, § 1º, da lei 13.316/2016: a progressão funcional é a movimentação do servidor de um padrão para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstício de um ano, de acordo com os critérios fixados em regulamento e com o resultado de avaliação formal de desempenho.
(D) ambos observaram o interstício de seis meses na posição inicial em que se encontravam;
INCORRETA.
O interstício a ser observado é de um ano, nos termos do art. 8, § 1º, da lei 13.316/2016.
(E) apenas João precisou participar de curso de aperfeiçoamento ou de programa de capacitação.
CORRETA
Nos termos do art. 8º, § 2º, da lei 13.316/2016, a promoção é a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, observado o interstício de um ano em relação à progressão funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente, do resultado de avaliação formal de desempenho e da participação em curso de aperfeiçoamento ou em ação ou programa de capacitação oferecidos, preferencialmente, pelo órgão, na forma prevista em regulamento.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 33 – Durante um evento realizado na Escola Superior do Ministério Público...
GABARITO: (A) os servidores podem receber os brindes oferecidos por Alfa, e a CPE exerce função consultiva.
COMENTÁRIO: A resposta correta é a (A) os servidores podem receber os brindes oferecidos por Alfa, e a CPE exerce função consultiva.
Aqui está a análise detalhada:
Art. 4º, VIII da Portaria 98/2017, que aprova o Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União e da Escola Superior do Ministério Público da União: define que não se consideram presentes os brindes sem valor comercial ou aqueles distribuídos por entidades a título de cortesia em eventos especiais.
Contexto da questão: A entidade Alfa ofereceu brindes em um evento na ESMPU, o que se enquadra na descrição de "brindes distribuídos por entidades a título de cortesia por ocasião de eventos especiais".
Art. 8º da Portaria: estabelece que a CPE atua como instância consultiva em matéria de ética pública.
Análise das alternativas:
(A) os servidores podem receber os brindes oferecidos por Alfa, e a CPE exerce função consultiva.
CORRETA. O recebimento dos brindes é permitido pela Portaria, e a CPE tem função consultiva, o que justifica a consulta dos servidores.
(B) a CPE é órgão decisório, não consultivo; logo, a consulta formulada pelos servidores não pode ser conhecida.
INCORRETA. A CPE é consultiva, conforme o Art. 8º.
(C) os servidores não podem receber os brindes oferecidos por Alfa, que tem interesse direto nos serviços institucionais.
INCORRETA. O art. 4º, VIII, da Portaria abre exceção para brindes em eventos especiais.
(D) os servidores somente não podem receber os brindes oferecidos por Alfa se atuarem no setor de licitações e contratos da ESMPU.
INCORRETA. Esta alternativa restringe indevidamente a proibição. O art. 4º, VIII, não faz essa distinção específica.
(E) a juridicidade do recebimento dos brindes oferecidos por Alfa deve ser avaliada conforme haja, ou não, autorização expressa do superior hierárquico dos servidores.
INCORRETA. Esta alternativa adiciona uma condição não presente na Portaria. A autorização do superior hierárquico não é determinante para o recebimento de brindes nesta situação.
Portanto, a alternativa A é a correta, pois está conforme o Código de Ética do MPU e da ESMPU.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 34 – Um estagiário do Ministério Público da União foi instado por seu superior hierárquico...
GABARITO: (B) a CPE é órgão decisório, não consultivo, logo, a consulta formulada pelos servidores não poder ser conhecida.
COMENTÁRIO: A alternativa correta é a letra B, porque, de acordo com o artigo 4º da Portaria PGR/MPU nº 247/2023, "sustentabilidade e responsabilidade social" é um dos elementos fundamentais que norteiam o Programa de Integridade do Ministério Público da União. A norma enumera expressamente a sustentabilidade e a responsabilidade social entre os dez elementos fundamentais previstos, o que confirma a correção do item II.
O item I, embora também previsto na Portaria, não figura como elemento fundamental, mas sim como uma ação vinculada ao eixo "Cidadania e Integração", conforme disposto no artigo 3º, inciso III, alínea "b" da Portaria. Nesse sentido, a "construção colaborativa de um ambiente eticamente saudável" representa uma ação programática ou estratégia, mas não está elencada como um dos elementos fundamentais descritos no artigo 4º, que são os que efetivamente norteiam o Programa de Integridade.
O item III está incorreto porque "fundacionismo e difusão do conhecimento" não consta em nenhuma parte da Portaria PGR/MPU nº 247/2023 como elemento fundamental, eixo de atuação ou ação vinculada ao Programa de Integridade. Trata-se, portanto, de um conceito estranho ao texto normativo que regulamenta o programa.
Por essa razão, a alternativa A está incorreta, pois o item I, embora relevante, não é classificado como elemento fundamental segundo a norma.
A alternativa C também está incorreta, pois o item III não integra o programa de forma alguma.
A alternativa D está incorreta porque, além de o item III estar equivocado, o item II é o único correto.
A alternativa E está incorreta porque os itens I e III não podem ser considerados corretos, restando apenas o item II como adequado à previsão normativa.
Assim, apenas o item II corresponde a um elemento fundamental do Programa de Integridade do Ministério Público da União, motivo pelo qual a alternativa correta é a letra B.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 35 – Após realizar todas as diligências possíveis, determinado Procurador da República...
GABARITO: (C) deve ser revisto por uma Câmara de Coordenação e Revisão.
COMENTÁRIO: Conforme o art. 62, IV, da LC 75/1993, compete às Câmaras de Coordenação e Revisão manifestar-se sobre o arquivamento de inquérito policial, inquérito parlamentar ou peças de informação, exceto nos casos de competência originária do Procurador-Geral;
A) se tornou definitivo
Incorreta. A decisão de arquivamento tomada por um procurador da República não é definitiva de imediato. Ela precisa passar por um controle interno, realizado por um órgão revisor, antes de produzir efeitos plenos. No âmbito do MPF, há previsão expressa de revisão interna.
(B) deve ser revisto pelo procurador-geral da República
Incorreta. O procurador-geral da República atua como chefe da instituição e tem atribuições específicas, mas não realiza diretamente a revisão de decisões de arquivamento tomadas por procuradores da República em primeira instância. Esse papel cabe a outro órgão interno de controle.
(C) deve ser revisto por uma Câmara de Coordenação e Revisão
Correta. A Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) do Ministério Público Federal é o órgão responsável, nos termos da Lei Complementar nº 75/1993, art. 62, inciso IV, por realizar o controle da atividade funcional dos membros do MPF, incluindo a revisão de arquivamentos de procedimentos de investigação criminal. Assim, a decisão do procurador da República será submetida à CCR para homologação ou eventual desarquivamento.
(D) deve ser revisto pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal
Incorreta. O Conselho Superior do MPF exerce funções administrativas e normativas mais amplas, mas não é o órgão revisor direto de arquivamentos feitos pelos procuradores da República. Essa atribuição específica cabe às Câmaras de Coordenação e Revisão.
(E) deve ser revisto pelo Poder Judiciário
Incorreta. O controle da decisão de arquivamento não cabe diretamente ao Poder Judiciário, já que o controle da atividade do Ministério Público se dá interna corporis, por órgãos de revisão dentro da própria instituição. O Judiciário só atua quando há requerimento formal ou ação processual cabível.
________________________________________________________________________________
*QUESTÃO 36 – Em determinada relação processual, o autor da ação sustentou...
GABARITO: C ou E (questão passível de anulação)
COMENTÁRIO:Questão passível de recurso provavelmente, pois há 2 alternativas certas: Alternativa “C” aplicando o entendimento do STF constante nas ADI’s 6792 e 7055 do STF, ao direito a liberdade de expressão como um direito fundamental preferencial; ou Alternativa “E” que traz a posição dominante na doutrina quanto a interpretação por ponderação de direitos no caso de um conflito entre direitos fundamentais.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 37 –Um grupo de deputados federais iniciou discussões...
GABARITO:(B) constitucional, desde que tenha a forma de projeto de lei complementar.
COMENTÁRIO:Aplicação do Art. 22, parágrafo único da CRFB/88, competência legislativa privativa da União, delegada para os Estados, por meio de LC.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 38 –Pedro, servidor do Ministério Público da União cujo pai é governador...
GABARITO: (B) inelegível, ressaltando-se que o servidor público investido no mandato eletivo de prefeito deve ser deve ser afastado do seu cargo...
COMENTÁRIO:Cobrou direitos políticos no tópico da inelegibilidade por parentesco Art. 14, § 7º da CRFB/88 e a possibilidade de servidor público efetivo ocupar cargo políticos a partir de uma eleição, aplicando o Art. 38, II da CRFB/88.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 39 –Com estrita observância do devido processo legal...
GABARITO:(B) pressupõe a homologação da sentença pelo Superior Tribunal de Justiça.
COMENTÁRIO:Homologação de decisão estrangeira que deve ser realizada no STJ, conforme Art. 105, I, “i” as CRFB/88.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 40 –Maria, servidora pública federal especializada em gestão orçamentária...
GABARITO:(E) ser elaborada de maneira integrada pelos órgãos das áreas de saúde...
COMENTÁRIO:Custeio da Seguridade Social que se dá nos termo do Art. 195, § 2º da CRB/88.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 41 –Joana, empregada da sociedade de economia mista federal...
GABARITO: (A) Deve ser aposentada compulsoriamente, observado o tempo mínimo de contribuição previdenciária.
COMENTÁRIO:(A) Aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade aplicando o Art. 201, § 16 da CRFB/88.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 42 –Após o regular processo legislativo, foi publicada a Lei Complementar...
GABARITO: (A) o Congresso Nacional pode sustar o decreto.
COMENTÁRIO:Sustar decretos que exorbitem o poder regulamentador, conforme previsto no Art. 49, V da CRFB/88.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 43 –A gratuidade de justiça NÃO pode ser deferida...
GABARITO: (C) à parte autora que não tenha requerido na petição inicial de sua demanda.
COMENTÁRIO:A gratuidade de justiça pode ser requerida a qualquer tempo no processo, inclusive após a petição inicial (art. 99, §1º do CPC). Portanto, está errada a afirmativa de que não pode ser deferida à parte que não a tenha requerido na inicial.
Por outro lado, de acordo com o art. 99, § 6º do CPC: "O direito à gratuidade da justiça é pessoal, não se estendendo a litisconsorte ou a sucessor do beneficiário, salvo requerimento e deferimento expressos." O que torna a alternativa C a resposta correta.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 44 –Maria ajuizou ação em face da autarquia previdenciária...
GABARITO: (D) nomear curador especial para desempenhar a defesa do réu incapaz;
COMENTÁRIO:(D) Havendo colidência de interesses entre o representante legal (no caso, a mãe) e o incapaz (o filho menor), o juiz deve nomear curador especial para a defesa técnica do incapaz, conforme art. 72, I, do CPC. Sendo a letra D a resposta que atende ao comando da questão.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 45 –André intentou ação de cobrança de obrigação contratual...
GABARITO: (C) o segundo processo deve ser extinto, sem resolução do mérito, em razão da falta de interesse de agir;
COMENTÁRIO:Quando o réu, em contestação, já impugna a existência de relação contratual, e posteriormente propõe ação autônoma de declaração de inexistência dessa mesma relação, há falta de interesse de agir, pois o Poder Judiciário já está analisando a matéria. O art. 56 e 57 respondem bem essa pergunta ao estabelecer que “Art. 56. Dá-se a continência entre 2 (duas) ou mais ações quando houver identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o pedido de uma, por ser mais amplo, abrange o das demais.”
Por sua vez, o art. 57 prescreve o que deve ocorrer quando se verifica que a ação posterior, como é o caso dos autos, é uma ação contida. Vejamos:
Art. 57. Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.
Não se trata de existência ou validade, mas de interesse processual, tendo em vista que a demanda continente tratará de solucionar o litígio, sobre aquela causa de pedir.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 46 – Durante a vigência do Código de Processo Civil anterior...
GABARITO: (C) quádruplo, uma vez que a aplicação imediata da norma processual não incide na retroatividade da lei para atingir o ato jurídico perfeito e o direito adquirido.
COMENTÁRIO:Segundo o art. 14 do CPC/2015, as normas processuais têm aplicação imediata aos processos em curso. Entretanto, se o prazo de contestação já estava fluindo com base na lei anterior, aplica-se a lei vigente quando do ato que a originou (a citação realizada na égide da lei anterior, regerá o ato). O STJ e também a doutrina compreendem o tema nesse sentido.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 47 – Em uma determinada seção judiciária, foi instalada...
GABARITO:(D) não violou o princípio do juiz natural, uma vez que a criação de novas varas foi uma regra geral, abstrata e impessoal.
COMENTÁRIO:A redistribuição de processos para nova vara especializada não viola o princípio do juiz natural, desde que decorra de regra geral, abstrata e impessoal (art. 5º, LIII, da CF/88). A jurisprudência admite a redistribuição nesse caso como legítima.
A questão observa o que traz o art. 43 do CPC. Veja-se: Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.
É o caso da questão sob análise, o que confirma a letra D como a resposta correta.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 48 – Um promotor de Justiça, amparado pela lei, ajuizou uma ação de investigação...
GABARITO: (A) o Ministério Público detém legitimidade extraordinária.
COMENTÁRIO:Na ação de investigação de paternidade, se a mãe se omite, o Ministério Público pode atuar com legitimidade extraordinária, nos termos do art. 201, §1º do ECA e art. 2º, §1º da Lei 8.560/92. Isso ocorre para proteger os interesses do menor.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 49 –Um advogado, com suficiência de recursos para pagar as custas...
GABARITO: (E) deverá pagar pelas custas do recurso, inclusive com o devido preparo.
COMENTÁRIO:Conforme o art. 99, §5º do CPC, se o recurso trata apenas dos honorários fixados para o advogado de parte beneficiária da gratuidade, o preparo é devido, a menos que o advogado demonstre também ser hipossuficiente.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 50 –Caio, ocupante de um cargo em comissão...
GABARITO:(A) responderá pelo crime de corrupção passiva, com a incidência de uma causa de aumento de pena, por se tratar de ocupante de cargo em comissão em uma empresa pública.
COMENTÁRIO:A - CORRETA- Caio, funcionário público por equiparação, nos termos do art. 327, parágrafo primeiro do Código Penal, praticou o crime de corrupção passiva ao solicitar do particular Lucas, vantagem indevida com o objetivo de deixar de praticar ato de ofício em benefício deste último. Destaca-se que esse crime consuma-se mesmo que o particular não pague a vantagem indevida. Além disso, temos a causa de aumento de pena pelo fato do funcionário público ocupar cargo em comissão, conforme art. 327, parágrafo segundo do Código Penal.
B- INCORRETA - Caio, por ser funcionário público por equiparação quando da solicitação da vantagem indevida, não comete o crime de corrupção ativa, mas sim o de corrupção passiva.
C- INCORRETA - Caio, por ser funcionário público por equiparação, quando da solicitação da vantagem indevida, não comete o crime de corrupção ativa, mas sim o de corrupção passiva.
D- INCORRETA- temos o crime de corrupção passiva consumado, ainda que o funcionário público mencionado não tenha recebido a vantagem indevida.
E- INCORRETA - ainda que o funcionário público não seja titular de cargo efetivo, responde criminalmente quando comete um dos crimes específicos de funcionário público contra a Administração Pública em Geral.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 51 –Matheus responde, em juízo, pela prática do crime de desobediência...
GABARITO: (E) prescrição.
COMENTÁRIO:A - INCORRETA - claramente a questão não mencionou existir uma lei posterior que deixa de considerar o fato como criminoso.
B - INCORRETA- a questão não mencionou o fato do Juiz, não obstante a prática de um fato típico e antijurídico por um sujeito comprovadamente culpado, deixa de lhe aplicar, nas hipóteses taxativamente previstas em lei, o preceito sancionador cabível, levando em consideração determinadas circunstâncias que concorrem para o evento.
C- INCORRETA- a questão não se reportou à sanção processual ao querelante inerte ou negligente, no caso a perempção.
D - INCORRETA- a questão não traduziu na perda do direito de ação pela consumação do termo prefixado pela lei para o oferecimento da queixa (nas ações penais de iniciativa privada) ou representação (nas ações públicas condicionadas), demonstrando, claramente, a inércia do seu titular.
E - CORRETA - a questão se refere à prescrição da pretensão punitiva, ou seja, a perda, em face do decurso do tempo, do direito de o Estado punir. Soma-se a isto o fato do crime de desobediência, cuja pena máxima é de 6 (seis) meses, prescrever em 3 anos, conforme art. 109, VI, do Código Penal.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 52 – Jonas, servidor público em uma repartição pública federal...
GABARITO: (E) peculato.
COMENTÁRIO:A - INCORRETA- não ocorreu o cometimento do crime de condescendência criminosa previsto no art. 320 do Código Penal. A questão apresentada não guarda pertinência com nenhum indicativo da prática desse crime.
B - INCORRETA - não foi identificado nenhum elemento concreto do crime de advocacia administrativa previsto no art. 321 do Código Penal. Dessa forma, não houve a comprovação de patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da qualidade de funcionário.
C - INCORRETA- não foi praticado crime de prevaricação do art. 319 do Código Penal, uma vez que não se reportou a nenhum dos verbos nucleares desse crime e também inexistir interresse ou sentimento pessoal.
D - INCORRETA - não foi praticado o crime de concussão do art. 316 do Código Penal, tendo em vista que não foi ventilada a conduta típica exigir.
E - CORRETA - claramente a conduta praticada se encaixa no crime de peculato furto previsto no art. 312, parágrafo primeiro do Código Penal. Nesse crime, o servidor público, não tem a posse, mas valendo-se da facilidade que a condição de funcionário lhe concede, subtrai (ou concorre para que seja subtraída) coisa do ente público ou de particular sob custódia da administração.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 53 –José, reincidente em crime doloso, aos 69 anos de idade...
GABARITO: (D) segunda fase da dosimetria, em razão da reincidência, e atenuada, por força da confissão espontânea e por ter mais de 70 anos na data da sentença.
COMENTÁRIO:A - INCORRETA - A reincidência, agravante genérica, está na segunda fase da dosimetria da pena. Além disso, José terá reduzido de metade o prazo prescricional por ser maior de 70 anos na data da sentença.
B - INCORRETA - José terá direito à redução de metade do prazo da prescrição por ser maior de 70 anos na data da sentença.
C - INCORRETA - a reincidência agravante genérica, está na segunda fase da dosimetria da pena. Além disso, José terá reduzido de metade o prazo prescricional por ser maior de 70 anos na data da sentença.
D - CORRETA - a reincidência é uma agravante genérica e está na segunda fase da dosimetria da pena. Da mesma forma, a confissão espontânea está inserida também na segunda fase da dosimetria da pena por ser uma atenuante genérica. Além disso, José terá reduzido o prazo prescricional pela metade por ser maior de 70 anos na data da sentença, conforme art. 115 do Código Penal.
E - INCORRETA - a reincidência, agravante genérica, está na segunda fase da dosimetria da pena.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 54 –Após investigação realizada em conjunto, pela Polícia Federal...
GABARITO:(B) contrabando, sendo certo que a prática do crime em transporte rodoviário não enseja a aplicação da pena em dobro.
COMENTÁRIO:A - INCORRETA - tratando-se de mercadorias importadas e que são proibidas no Brasil, ocorre somente a prática do crime de contrabando do art. 334- A do Código Penal.
B - CORRETA - ocorre a prática do crime de contrabando do art. 334-A do Código Penal por se tratar de mercadoria proibida. Não incide o aumento da pena por se tratar de transporte aéreo.
C - INCORRETA- não ocorreu a prática do crime de descaminho por se tratar de importação de mercadoria proibida
D - INCORRETA - embora tenha ocorrido o crime de contrabando por se tratar de importação de mercadoria proibida, não incide o aumento de pena do art. 334-A, parágrafo terceiro por se tratar de transporte rodoviário (o aumento da pena desse crime verifica-se quando é praticado por transporte aéreo, marítimo ou fluvial).
E - INCORRETA - não houve a prática do crime de descaminho, mas sim o de contrabando por se tratar de importação de mercadoria proibida.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 55 –Maurício, Lucas e João foram presos em flagrante...
GABARITO: (B) Lucas poderá ter a pena diminuída de um sexto a um terço. João por sua vez, estará sujeito à pena do crime menos grave, a qual será aumentada até a metade.
COMENTÁRIO:A - INCORRETA - Lucas terá direito a uma redução de pena de 1/6 a 1/3 em razão da sua participação ser de menor importância (art. 29, parágrafo primeiro do Código Penal), ao passo que Joao será agraciado pelo benefício do art. 29, parágrafo segundo do Código Penal porque quis participar de crime menos grave é essa pena será aumentada pela metade por ser previsível o crime mais grave.
B - CORRETA - Lucas terá sua pena reduzida de 1/6 a 1/3 em razão de sua participação ser de menor importância, ao passo que João responderá pelo crime menos grave com a pena aumentada pela metade em razão de de ter sido previsível o resultado mais grave.
C - INCORRETA - Lucas terá sua pena reduzida de 1/6 a 1/ 3 pela participação ser de menor importância, ao passo que Joao será responsabilizado pelo crime menos grave com a pena aumentada pela metade em razão de ser previsível o resultado mais grave.
D - INCORRETA- Lucas terá direito a uma redução da pena de 1/6 a 1/3 pela participação ser de menor importância.
E- INCORRETA - João responde pelo crime menos grave com a pena aumentada pela metade por ser previsível o resultado mais grave.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 56 –Mário, maior e capaz, no pleno gozo de suas faculdades mentais...
GABARITO: (E) Mário e Lucas responderão pelo crime de falso testemunho.
COMENTÁRIO:A - INCORRETA - Lucas também responde pelo crime do art. 342 do CP por ser intérprete.
B - INCORRETA - Mario deve responder pelo crime de falso testemunho por ser testemunha e ter feito afirmações falsas em juízo.
C - INCORRETA- obviamente Mário e Lucas não cometeram o crime de denunciação caluniosa do art. 339 do Código Penal por não estarem presentes a conduta típica desse crime.
D - INCORRETA- Mário e Lucas claramente não praticaram o crime de fraude processual previsto no art. 347 do Código Penal por não estarem presentes nenhum indício desse crime.
E - CORRETA - Mario, na qualidade de testemunha, e Lucas, como interprete , respondem pelo crime de falso testemunho do art. 342 do Código Penal ao fazerem afirmações falsas em juízo.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 57 –Adele é usuária do serviço de distribuição de energia...
GABARITO: (D) a ser comunicada previamente, em caso de inadimplemento, do dia a partir do qual será realizado o desligamento...
COMENTÁRIO:(A) Incorreta
A Lei nº 13.460/2017 não estabelece limitação de reajuste tarifário com base no menor índice oficial. O reajuste de tarifas dos serviços públicos regulados, como o de energia elétrica, segue regras específicas da ANEEL, conforme contratos e atos normativos próprios. Não há previsão legal que imponha a limitação descrita.
(B) Incorreta
De fato, o usuário tem o direito de se manifestar sobre a prestação dos serviços públicos (art. 6º, inciso I, da Lei nº 13.460/2017). Contudo, não há vedação absoluta à exigência de certificação da identidade. O art. 10 da referida lei permite a identificação do usuário, desde que de forma razoável e proporcional. A alternativa exagera ao afirmar que qualquer exigência de certificação é vedada.
(C) Incorreta
É correto afirmar que o usuário pode ser indenizado em caso de falha dolosa ou culposa na prestação do serviço. No entanto, a inclusão da “presunção de boa-fé da concessionária” é indevida. O sistema jurídico brasileiro adota a responsabilidade objetiva para prestadores de serviços públicos, independentemente de dolo ou culpa, afastando a necessidade de demonstrar má-fé ou má conduta.
(D) Correta
Está de acordo com o art. 5º, XVI, da Lei nº 13.460/2017, que trata especificamente da obrigação de comunicação prévia ao usuário sobre o desligamento do serviço em virtude de inadimplemento, com a devida indicação do dia da interrupção e obrigatoriedade de que isso ocorra durante o horário comercial. Trata-se de norma clara e objetiva.
(E) Incorreta
A possibilidade de autenticação de documentos por agentes públicos à vista dos originais consta do Decreto nº 9.094/2017, art. 9º. No entanto, essa regra aplica-se à administração pública direta, autárquica e fundacional no âmbito federal. Não se estende automaticamente às concessionárias privadas de serviços públicos, como é o caso das distribuidoras de energia elétrica.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 58 –Melquisedeque, técnico do Ministério Público da União...
GABARITO: (B) da minuta do contrato, dos termos de referência...
COMENTÁRIO:(A) Incorreta
O orçamento estimado pode ser sigiloso, conforme previsão expressa do art. 24, desde que o sigilo esteja justificado no processo.
O parágrafo único do art. 24 ressalva apenas uma exceção: quando adotado o critério de julgamento por maior desconto, o valor estimado deve constar do edital.
(B) Correta
A Lei nº 14.133/2021 exige a publicidade do edital e de todos os seus anexos, incluindo a minuta do contrato, o termo de referência, anteprojetos e projetos.
Art. 22, §3º – Os instrumentos de planejamento das contratações deverão ser disponibilizados em sítio eletrônico oficial centralizado de transparência pública.
Além disso, o conteúdo do edital e seus anexos devem ser acessíveis aos interessados, conforme os princípios da publicidade e transparência.
(C) Incorreta
A Lei estabelece que o conteúdo das propostas deve ser sigiloso até a sessão de abertura, conforme regra geral da licitação. Logo, a publicidade antes da abertura viola o procedimento legal e compromete a isonomia.
(D) Incorreta
A LGPD (Lei nº 13.709/2018) exige fundamento legal e respeito aos princípios da necessidade, finalidade e adequação no tratamento de dados pessoais.
Divulgação irrestrita sem base legal é vedada, mesmo em processo licitatório.
(E) Incorreta
Essa alternativa inverte a regra legal. Justamente no caso de julgamento por maior desconto, o valor estimado deve obrigatoriamente constar do edital, conforme visto:
Art. 24, parágrafo único – Na hipótese de licitação em que for adotado o critério de julgamento por maior desconto, o preço estimado ou o máximo aceitável constará do edital da licitação.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 59 –Investigações promovidas pelo Ministério Público Federal reuniram evidências...
GABARITO: (C) não pode atingir a quantia de até 40 salários mínimos...
COMENTÁRIO:(A) Incorreta
A medida de indisponibilidade não depende de pedido incidental.
(B) Incorreta
Essa redação é imprecisa. A jurisprudência do STJ entende que a medida cautelar de indisponibilidade de bens requer demonstração de fortes indícios de responsabilidade e risco de dano ao erário, sem presunção automática de urgência.
(C) Correta
É a única alternativa correta e literal, conforme:
Art. 16, §13, da Lei nº 8.429/1992 – É vedada a decretação de indisponibilidade da quantia de até 40 (quarenta) salários mínimos depositados em caderneta de poupança, em outras aplicações financeiras ou em conta-corrente.
(D) Incorreta
O bem de família pode ser atingido caso seja comprovado que o imóvel foi adquirido com produto da improbidade, ou seja, com vantagem patrimonial indevida.
Art. 16, §14, da Lei nº 8.429/1992 - É vedada a decretação de indisponibilidade do bem de família do réu, salvo se comprovado que o imóvel seja fruto de vantagem patrimonial indevida, conforme descrito no art. 9º desta Lei.
(E) Incorreta
O bloqueio deve ser proporcional e restrito ao necessário para garantir a recomposição do dano.
QUESTÃO 60 –Nos termos da Lei n° 12.527/2011, quanto aos pedidos de acesso à informação...
GABARITO: A) é dever dos órgãos e entidades do poder público viabilizar...
COMENTÁRIO:A) Certa – Art. 10 § 2º
B) Errada – Art. 10 § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.
C) Errada – Art. 11 § 5º A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente.
D) Errada – Art. 11 § 6º Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar...
E) Errada – Art. 12 § 1º O órgão ou a entidade poderá cobrar exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir reprodução de documentos pelo órgão ou pela entidade pública consultada.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 61 – Quanto ao Conselho Nacional do Ministério Público...
GABARITO:
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 62 –A união utilizou um terreno privado não edificado...
GABARITO:(E) a ocupação temporária.
COMENTÁRIO:(A) Incorreta
É uma restrição geral e abstrata, imposta por lei ou regulamento, e atinge o uso da propriedade sem ocupação direta.
Ex: limite de altura de prédio, exigência de recuo etc.
(B) Incorreta
A requisição administrativa também é uma intervenção temporária, mas só ocorre em casos excepcionais, como guerras, calamidades públicas ou emergências (art. 5º, XXV da CF).
Não é o caso da questão, que trata de obra pública ordinária.
(C) Incorreta
É forma de intervenção com finalidade de preservação do patrimônio cultural. Não tem nenhuma relação com a situação da questão.
(D) Incorreta
É o uso parcial, permanente ou continuado da propriedade para a instalação de equipamentos ou infraestrutura (ex: postes, dutos, cabos etc.).
Não se aplica a uso integral e transitório, como no caso do terreno.
(E) Correta
Utilização provisória, com devolução do bem após a obra pública. Aplicável, por exemplo, em obras de infraestrutura, para alojamento, armazenamento de materiais ou máquinas.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 63 –O serviço de iluminação pública é um serviço...
GABARITO: (D)uti universi, que não pode ser remunerado por taxa;
COMENTÁRIO:(A) Incorreta
Iluminação pública não é serviço uti singuli.
Não pode ser remunerado por taxa (SV 41/STF).
(B) Incorreta
Correta a classificação (uti universi), mas incorreta a forma de remuneração.
Taxa é vedada, conforme súmula vinculante.
(C) Incorreta
Ainda que a conclusão sobre a taxa esteja correta, a classificação está errada (não é uti singuli).
(D) Correta
Correta a natureza do serviço e a proibição de cobrança por taxa.
Conforme a SV 41/STF e o art. 149-A da CF/88.
(E) Incorreta
Não é serviço uti singuli.
Também não pode ser remunerado por tarifa, pois não há prestação mediante delegação contratual (tarifa só cabe em concessões ou permissões).
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 64 –Determinada pessoa jurídica de direito privado descumpriu norma administrativa...
GABARITO:
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 65 –João e José, fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade...
GABARITO: (E) do ICMBio, pois os agentes que causaram o dano são servidores públicos de autarquia federal, com base na responsabilidade civil objetiva, sendo dispensada a comprovação de dolo ou culpa de João e José.
COMENTÁRIO:(A) Incorreta
Apesar de a União ser ente federativo superior, o dano foi causado por servidores vinculados ao ICMBio, que tem personalidade jurídica própria.
Quem responde é a pessoa jurídica à qual o agente está vinculado – no caso, o ICMBio, autarquia federal.
(B) Incorreta
O fundamento está incorreto: a responsabilidade do Estado é objetiva, não depende da comprovação de culpa.
Bastam conduta, dano e nexo causal.
(C) Incorreta
O art. 37, §6º da CF estabelece que o ente público responde diretamente.
Eventual ação de regresso contra os agentes só ocorrerá após a condenação da Administração, e se houver dolo ou culpa comprovados.
O cidadão lesado não aciona diretamente os servidores.
(D) Incorreta
As autarquias têm personalidade jurídica própria, e o vínculo dos agentes era com o ICMBio.
A União não responde pelos atos de agentes de autarquia em atuação regular.
(E) Correta
A autarquia responde objetivamente pelos atos de seus agentes.
É dispensada a demonstração de culpa dos fiscais, bastando o nexo de causalidade entre o fato e o dano.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 66 –O diretor da área de recursos humanos de certa organização...
GABARITO:(A) direção, direção, direção
COMENTÁRIO:Baseada em Sobral e Peci:
1) Práticas de gestão participativa = direção
2) Melhoria das condições de trabalho = direção
3) Atribuição de prêmio = direção
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 67 –Certa organização enfrentou, recentemente, problemas de perda de produtividade...
GABARITO: (D)regras e normas; inspeção de matérias primas.
COMENTÁRIO:Controle preventivo é focado no planejamento e nos insumos.
A) supervisão direta é controle simultâneo; código de ética é preventivo.
B) testes nos produtos e auditoria é posterior.
C) Demonstrativo financeiro é posterior; formalização de regras é preventivo.
D) Todos preventivos.
E) Avaliação de desempenho é posterior; controle estatístico é simultâneo.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 68 –Ana é uma administradora concursada que trabalha há um ano...
GABARITO:(E) próprio-externo
COMENTÁRIO:Ana está comparando o próprio salário e desempenho e não o de outro funcionário (próprio). Ela está comparando com outra empresa e não com a dela (externo).
________________________________________________________________________________
*QUESTÃO 69 –O quadro abaixo representa a movimentação de certo item...
GABARITO: (D) o estoque médio no primeiro mês foi de 1.500 unidades”. (passível de anulação)
COMENTÁRIO:Há uma pegadinha na questão: a tabela dá o saldo ao final da primeira semana (4000 unidades), após a saída de 2000 unidades demandadas. Ou seja, 4000 não é o saldo inicial desse estoque. O saldo inicial do mês era 4000 + 2000, ou seja, 6000 unidades.
Essa quantidade (6000) faz todo sentido ao percebermos que: a) a demanda do mês foi 2000 + 2000 + 1000 + 1000 = 6000; b) não houve entrada de materiais novos nessas 4 semanas; c) ao final da 4ª semana o saldo final é zero (o estoque de 6000 foi todo consumido). Em suma: no primeiro mês havia 6000 unidades no estoque que foram totalmente consumidas.
Construindo a tabela completa e usando as fórmulas conforme Alt e Martins:
Demanda total = 2000 + 2000 + 1000 + 1000 = 6000 unidades no mês
Demanda média = [2000 + 2000 + 1000 + 1000] / 4 = 6000/4 = 1.500 unidades semanais
Estoque médio mensal = [saldo inicial + saldo final] / 2 = [6000 + 0] / 2 = 3000
Estoque médio semanal = [5000+3000+1500+500] / 4 = 2500 unidades
Analisando as alternativas:
Acuracidade = eficácia do controle = pedidos atendidos / pedidos feitos. Pela tabela, todas demandas foram atendidas, ou seja, a acurácia é 100%.
Giro no mês = quantas vezes o estoque foi consumido no mês = demanda / estoque médio
- Hipótese 1) considerando estoque real, basta olhar a tabela e ver que as 6000 peças foram todas consumidas e não houve reposição, ou seja, o estoque girou 1 vez.
- Hipótese 2) considerando estoque médio mensal de 3000
Giro = 6000 / 3000 = 2 vezes
- Hipótese 3) considerando o estoque médio semanal
Giro = 6000 / 2500 = 2,4 vezes
Cobertura = antigiro = estoque médio / demanda
- Hipótese 1) estoque real = o estoque suportou 1 mês
- Hipótese 2) estoque médio mensal = 3000 / 6000 = 0,5 mês = 2 semanas
- Hipótese 3) estoque médio semanal = 2500 / 6000 = 0,42 mês
Estoque médio no primeiro mês
Considerando o mês todo ou a média semanal, o estoque médio foi calculado anteriormente:
- Mensal = [saldo inicial + saldo final] / 2 = [6000 + 0] / 2 = 3000 unidades
- Semanal = [5000+3000+1500+500] / 4 = 2500 unidades
- Porém, acredito que a banca vá considerar que o mês = 4 semanas, ou seja,
[6000 + 0] / 4 = 1500 unidades por semana no primeiro mês
Demanda média = [2000 + 2000 + 1000 + 1000] / 4 = 1.500 unidades semanais
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 70 –O Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado...
GABARITO: (A) controle com foco em resultados.
COMENTÁRIO:a principal diferença entre o gerencialismo e a burocracia é o controle por resultados. As alternativas B, D e E remetem a um Estado burocrático. Alternativa C (eficácia) está errada porque o princípio que foi incluído na Constituição Federal (EC 19/98) foi o da eficiência.
Segundo o PDRAE: “É preciso, agora, dar um salto adiante, no sentido de uma administração pública que chamaria de “gerencial”, baseada em conceitos atuais de administração e eficiência, voltada para o controle dos resultados e descentralizada para poder chegar ao cidadão, que, numa sociedade democrática, é quem dá legitimidade às instituições e que, portanto, se torna “cliente privilegiado” dos serviços prestados pelo Estado.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 71 –Uma determinada organização pública utiliza...
GABARITO:(E) implementação de estratégias
COMENTÁRIO:Se a organização usa o BSC, é porque a estratégia já está definida (já foi formulada – letra D) e os diagnósticos prévios ao planejamento já foram feitos (A e B). O BSC coloca a estratégia em ação (esse é o próprio nome do livro de Kaplan e Norton), promove o alinhamento e permite corrigir os rumos. Das alternativas disponíveis, a que melhor se enquadra é a implementação (e controle) das estratégias.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 72 –Certa organização pública enfrentou, recentemente, problemas de redução do número de atendimentos...
GABARITO: Anulação – há 2 respostas
COMENTÁRIO:Há 2 respostas com controles preventivos: B) regras e código de ética + E) testes de seleção de RH e inspeção de matérias-primas.
Pelo texto inicial, a banca falou em controles simultâneos, que teria como gabarito a letra C. Porém, o comando da banca na última frase do cabeçalho solicita controles preventivos. Claramente um erro de revisão do formulador da questão.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 73 – Leia o excerto a seguir...
GABARITO:
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 74 –Ao elaborar a proposta do orçamento anual...
GABARITO: (E) universalidade.
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 75 –O programa de Erradicação do Trabalho Infantil...
GABARITO:(C) devem ter suas diretrizes e metas estabelecidas no plano plurianual.
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 76 – Ao final do exercício de 2023...
GABARITO: (E) R$ 70.000
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 77 – De acordo com as disposições constitucionais...
GABARITO: (D) o anexo deve englobar o exercício a que se refere a LDO e, pelo menos, os dois exercícios subsequentes.
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 78 –Na classificação programática da despesa pública...
GABARITO:(B) as ações do tipo Atividade mantêm o nível da produção pública.
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 79 – Uma equipe de servidores de um órgão público...
GABARITO: (C) despesa orçamentária, empenhada no elemento 93 (indenizações e restituições)
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 80 –No início de 2023, um ente público assinou um contrato de prestação de serviços...
GABARITO: (C) pago no exercício seguinte à conta de despesas de exercícios anteriores.
COMENTÁRIO:
________________________________________________________________________________
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br